Seletor idioma

Ir direto para menu de acessibilidade.
Página inicial > Sobre o Curso
Início do conteúdo da página

Sobre o Curso

Publicado: Quarta, 26 de Junho de 2024, 10h35 | Última atualização em Domingo, 21 de Julho de 2024, 18h38 | Acessos: 1351

Histórico

A Faculdade de Engenharia, que originou a atual Faculdade de Tecnologia da Universidade do Amazonas – FT/UFAM – foi criada pela Lei n.º 4069-A, de 12 de Junho de 1962, que criou a Fundação Universidade do Amazonas. A Universidade iniciou suas atividades em 17 de Janeiro de 1965. Em 13 de Dezembro de 1976, através da Resolução n.º 42/76 – CONSUNI, a Universidade do Amazonas criou o curso de Graduação em Engenharia Elétrica, sob regime de matrícula semestral/crédito, com 245 créditos e totalizando 4110 horas aulas. Seu reconhecimento deu-se através da Portaria Ministerial n.º 315/83 – MEC de 07 de Julho de 1983, publicada no DOU em 12 de Julho de 1983.

 

Objetivos

Desde a sua criação no Brasil, os Cursos de Engenharia Elétrica têm desempenhado um papel fundamental no trato de problemas relacionados à área da geração e transmissão de energia, assim como ao desenvolvimento da indústria de eletroeletrônicos.

Novas áreas da Engenharia Elétrica, como Automação Industrial, Engenharia Biomédica, Engenharia de Software, Fontes Alternativas de Energia, etc., de fundamental importância para a sociedade desse milênio, vêm exigindo uma crescente e contínua atualização dos professores e da grade curricular dos cursos de Engenharia Elétrica.

Embora os problemas de Engenharia sejam universais, seus enfoques regionais e locais são específicos, diferindo em quantidade e qualidade, demandando assim, soluções específicas: trata-se da aplicação adequada da tecnologia aos problemas de engenharia, segundo cada realidade política, econômica, sociocultural e ambiental.

O engenheiro, independentemente da época em que tiver cursado a sua escola, será aquele homem formado para pensar, repensar, planejar e executar atividades, empreendimentos e transformações tecnológicas que darão à sociedade o suporte para melhorar a qualidade de vida. A Engenharia talvez seja a mais social de todas as profissões, pois não tem um fim em si mesma. Ela está sempre realizando coisas que, direta ou indiretamente, beneficiarão a coletividade: fábricas, hidroelétricas, redes de computadores, linhas de transmissão, sistemas de comunicação, instalações elétricas, aparelhos eletrodomésticos, equipamentos hospitalares, etc.

O Curso de Engenharia Elétrica da FACULDADE DE TECNOLOGIA DA UNIVERSIDADE FEDERAL DO AMAZONAS pretende formar um profissional enquadrado no perfil delineado pelo currículo do curso, sendo capaz de atuar no planejamento, projeto, execução e controle de sistemas e obras, assim como em consultoria, assessoria, ensino e pesquisa, afeitos à Engenharia Elétrica.

Neste contexto, o curso de Engenharia da Universidade do Amazonas está concebido com base na premissa de que os profissionais dessa área necessitam de uma formação ampla, englobando as áreas de Geração e Distribuição de energia, Eletrônica, Telecomunicações e Engenharia da Produção para atender às necessidades regionais.

Busca-se uma sólida formação técnico científica e profissional que capacite o engenheiro a absorver e desenvolver novas tecnologias, permitindo a sua atuação crítica e criativa na identificação e solução de problemas, considerando seus aspectos econômicos, sociais e ambientais, com visão ética e humanística, em atendimento as demandas da sociedade. O engenheiro deve ter uma postura de permanente busca da atualização, possibilitando apreender novos conhecimentos que possibilitem a ampliação de suas atividades profissionais.

 

Fim do conteúdo da página